Clique nas imagens para ampliar
O que é o ensaio de tração aço 1020 ?
O ensaio de tração aço 1020 é utilizado para se determinar as propriedades mecânicas de materiais metálicos, como aços, ligas metálicas, bronzes e alumínio. O ensaio tem a finalidade de obter informações sobre a resistência à tração do aço 1020 – também conhecida como limite de resistência à tração – e também para verificar possíveis alterações de forma ou dimensão de um material quando submetido a tensão ou deformação mecânica.
Como o ensaio de tração aço 1020 funciona?
O ensaio de tração consiste em submeter o elemento a ser ensaiado a um esforço mecânico aplicado de forma contínua e gradual até que ele quebre ou deforme. Durante o teste, é feita a análise da resistência das amostras à tração, medida em megapascais (MPa). O resultado do ensaio, conhecido como curva tensão-deformação, informa a resistência à tração do material ensaiado.
Quais são as vantagens do ensaio de tração aço 1020?
- Determina a resistência à tração de qualquer material metálico;
- Analisa a deformação plástica e elástica;
- Compreende as características mecânicas de materiais metálicos;
- Verifica possíveis alterações na forma e dimensão de um material;
- Avalia o comportamento de materiais em condições extremas.
O ensaio de tração aço 1020 é um dos métodos mais didáticos e úteis para se conhecer a resistência e as características mecânicas de um material metálico. Para realizar um ensaio de tração de maneira confiável e segura, é necessário contar com a experiência de um laboratório qualificado como o Laboratório W&W Ensaios, especialista na realização de ensaios nos mais diversos tipos de materiais. Peça a cotação do seu ensaio de tração aço 1020 e aproveite todos os benefícios de contar com os serviços de uma empresa com anos de história e excelência em laboratório.