Clique nas imagens para ampliar
O ensaio de dobramento em junta soldada é largamente utilizado na avaliação de materiais metálicos soldados por meio de arco. Utilizado como método de avaliação para atritos superficiais, esse ensaio é essencial para identificar se existem defeitos na soldagem, como um ponto fraco na estrutura, por exemplo.
O que é o ensaio de dobramento em junta soldada ?
O ensaio de dobramento em junta soldada mede a resistência ao impacto dessa junta, que é aquecida e dobrada por uma máquina e, consequentemente, submetida a uma tensão que varia conforme o compromisso necessário para a avaliação. Esse teste é extremamente importante para assegurar que a solda realizada possui alta resistência e, assim, evitar a fragilização da estrutura em que foi realizada.
Como funciona o ensaio de dobramento em junta soldada ?
O ensaio de dobramento em junta soldada é realizado utilizando uma máquina de dobramento. Nessa máquina, é aplicada uma tensão determinada na amostra de acordo com as especificações dos ensaios. Em seguida, essa tensão é monitorada e, quando chega ao seu nível máximo, é liberada. Esse teste permite identificar se as soldas possuem resistência suficiente para trabalhar em condições adversas, como um impacto na estrutura.
Vantagens do ensaio de dobramento em junta soldada
- Identificação de defeitos na soldagem;
- Avaliação da resistência a impacto;
- Garantia da resistência necessária para a estrutura;
- Método eficaz para analisar, certificar e assegurar a qualidade das soldas;
- Flexibilidade para interpretação dos resultados.
Ter o apoio de uma empresa especializada e experiente no segmento de ensaios em materiais é fundamental para obter resultados eficazes para a segurança estrutural. O Laboratório W&W Ensaios é referência em ensaios realizados com equipamentos modernos e de ponta, e pode oferecer à sua empresa soluções personalizadas para avaliar a segurança de suas estruturas soldadas. Não perca mais tempo e solicite um orçamento!