Clique nas imagens para ampliar
O que é ensaio destrutivo impacto ?
O ensaio destrutivo impacto ajuda as empresas a realizar de forma segura a análise e avaliação de materiais. Este procedimento permite que as empresas verifiquem a resistência dos materiais a danos mecânicos ou imprevistos, medindo a resistência à fratura e absorção de energia.
Como funciona o ensaio destrutivo impacto ?
Na prática, o ensaio destrutivo impacto tem duas formas principais de aplicação: Charpy e IZOD. O ensaio Charpy consiste em bater o material a ser testado com uma haste enérgica que, então, causa um rebaixamento. Esse rebaixamento é feito a uma velocidade especificada e medido com o objetivo de conhecer a resistência à fratura. Já o ensaio IZOD, também conhecido como ensaio de choque, é realizado quando a resistência à fratura é menos importante. O teste também é realizado com impacto, mas a maior parte da energia produzida pela haste é medida e não o rebaixamento.
Vantagens do ensaio destrutivo impacto
- Método confiável para análise de materiais;
- Compreensão dos limites mecânicos do material;
- Medida da resistência à fratura e absorção de energia;
- Avaliação segura de materiais para aplicações específicas;
- Redução dos riscos de danos mecânicos e imprevistos;
- Aumento da confiança na qualidade dos materiais.
Ensaios Destrutivos Impacto são fundamentais para empresas que atuam com materiais aplicáveis em diversas áreas. Para ter a certeza de que seus produtos não sejam afetados por danos mecânicos ou imprevistos, contar com o suporte do Laboratório W&W Ensaios é o melhor caminho. Com a segurança e qualidade que só um laboratório especializado no segmento pode garantir.