Clique nas imagens para ampliar
O que é ensaio de corrosão intergranular ?
O ensaio de corrosão intergranular (IC) é um método de teste para avaliar o comportamento de materiais quando sujeitos a determinadas condições adversas. Esta é uma forma de corrosão que ocorre nos limites dos grãos nos metais, a qual pode ter consequências graves para a resistência dos materiais ao longo do tempo. É importante notar que a IC ocorre apenas em materiais que tenham grãos estruturais visíveis e que tenham sido submetidos a certos tratamentos térmicos.
Como funciona um ensaio de corrosão intergranular ?
Um ensaio de corrosão intergranular consiste em submeter amostras de metal a um ambiente corrosivo durante um período específico. Durante este processo, são avaliadas mudanças de cor ou textura na superfície das amostras para determinar se a corrosão intergranular está ocorrendo. Em caso positivo, são medidas as profundidades, ângulos e taxas de corrosão para calcular exatamente o quão afetada está a estrutura.
Vantagens do Uso do ensaio de corrosão intergranular
- Medidas precisas da estrutura: O ensaio de corrosão intergranular é ideal para medir com precisão a profundidade e a taxa de corrosão nas estruturas metálicas.
- Padronização em testes: Esta é uma forma padronizada de testar os materiais, garantindo que os resultados sejam mais confiáveis.
- Ideal para a análise metalúrgica: O ensaio de corrosão intergranular é amplamente usado na análise metalúrgica, dando informações sobre o caráter microestrutural de uma amostra de metal.
- Método eficiente: O ensaio de corrosão intergranular é um procedimento simples e rápido para a verificação da corrosão em componentes metálicos.
Se você precisa realizar ensaios de corrosão intergranular, entre em contato com o Laboratório W&W Ensaios. Eles oferecem serviços especializados com a melhor tecnologia do mercado para garantir o melhor resultado na análise de materiais.