Clique nas imagens para ampliar
O que é o ensaio de corrosão acelerada ?
O ensaio de corrosão acelerada, também conhecido como Corrosão Acelerada, é um método de ensaio que permite avaliar a resistência à corrosão de materiais metálicos e/ou não metálicos, reproduzindo condições adversas de exposição em tempo acelerado. Esta técnica de ensaio possibilita a avaliação de materiais em condições simuladas de ambiente e exposição a agressões corrosivas.
Como funciona o ensaio de corrosão acelerada ?
Este ensaio é realizado por meio de métodos normatizados ASTM (American Society for Testing and Materials), NACE (National Association of Corrosion Engineers), ou outros métodos não normatizados. O ensaio de corrosão acelerada pode estabelecer a natureza, o nível, o tipo e a velocidade da corrosão, por meio do aumento da temperatura e/ou da pressão e da utilização de produtos químicos/soluções corrosivas imersas no local de teste.
Quais as vantagens da corrosão acelerada?
- Identificação de materiais resistentes a corrosão com maior segurança e eficiência.
- Redução dos custos de manutenção e operação com materiais menos suscetíveis a danos.
- Apoio ao desenvolvimento de novos materiais com mais resistência à corrosão.
- Demonstração dos efeitos na resistência à corrosão de mudanças nos processos metalúrgicos.
- Identificação de vantagens e desvantagens relativas no uso de materiais diferentes.
- Predição da vida útil dos materiais.
O ensaio de corrosão acelerada é de extrema importância para o controle de qualidade e proporciona maior segurança para a aplicação de materiais. Para realizar o teste de Corrosão Acelerada de maneira correta é essencial contar com profissionais e equipamentos especializados, como é o caso do Laboratório W&W Ensaios. O laboratório oferece serviços de qualidade no segmento de ensaios em materiais, que garantem o cumprimento dos requisitos regulatórios, possibilitando às empresas a sinalização segura de seus produtos.