Clique nas imagens para ampliar
O que é análise de metais pesados
A análise de metais pesados é uma técnica de análise química que se utiliza para medir a presença de vários elementos diferentes nos metais. Esta análise fornece informações sobre a pureza do metal, que é determinada pela quantidade e tipo de elementos presentes. Os metais estudados incluem alumínio, cobre, chumbo, manganês, níquel, cromo, titânio, zinco e outros.
Como funciona a análise de metais pesados ?
A análise de metais pesados é realizada por meio de equipamentos especializados. Estes equipamentos utilizam como base a espectrofotometria de absorção atômica para medir o teor de elementos presentes. O equipamento ainda é capaz de distinguir entre diferentes isótopos elementares e determinar a quantidade relativa de cada elemento. Uma amostra do metal é colocada em um tubo de ensaio e é aquecida até obter o seu ponto de ebulição, e então é aspirada por um gás inerte. O gás inerte então atravessa o tubo de ensaio e é vaporizado, desta maneira, os elementos presentes no metal também são vaporizados.
Vantagens da análise de metais pesados
- Método rápido: a análise de metais pesados é extremamente rápida, permitindo a medição a baixos custos.
- Simples e prático: a análise de metais pesados é direta,eliminando o tempo de preparação de amostras.
- Alta precisão: a análise de metais pesados é precisa e é capaz de detectar pequenas alterações no metal.
- Não destrutiva: o processo não causa danos à amostra.
A análise de metais pesados é fundamental para o controle de qualidade da indústria. O Laboratório W&W Ensaios possui experiência e equipamentos adequados para levar a sério essa análise. Por isso, para garantir resultados precisos e confiáveis, solicite agora mesmo uma cotação para a realização do seu ensaio.