Clique nas imagens para ampliar
Análise de macrografia: conheça mais sobre um importante controle de qualidade
A análise de macrografia é um procedimento de controle de qualidade essencial para identificar defeitos superficiais, assim como defeitos internos em materiais como metais, ligações e estruturas de partes mecânicas. A macrografia é uma técnica que consiste na observação visual de materiais através de lupas e microscópios para a identificação de defeitos.
Como funciona a análise de macrografia?
Inspeção
A inspeção de macrografia se inicia com uma preparação inicial das superfícies examinadas. Nesta etapa, é realizada a desgaseificação, remoção de rebarbas e limpeza das amostras. O processo também inclui a realização de lixamento para dar corpo à superfície e proporcionar um melhor acabamento e qualidade.
Macrografia
Na sequência, é realizada a macrografia, que consiste em uma observação visual da superfície da peça. O objetivo principal desta etapa é identificar a presença possíveis defeitos, como inclusões, porosidade e trincas.
Classificação
Após a identificação de possíveis defeitos na amostra, é realizada a classificação dos defeitos de acordo com a sua natureza, tamanho e localização. Esta classificação é realizada por meio de normas específicas.
Vantagens da análise de macrografia
- Avaliação completa da estrutura e dos defeitos de uma amostra;
- Testes realizados rapidamente;
- Alta confiabilidade, com a possibilidade de realizar a reteste posterior em caso de dúvida;
- Garantia de maior segurança no uso da peça.
O controle de qualidade por meio da análise de macrografia é extremamente importante para assegurar a qualidade de peças e a segurança dos usuários. Para realizar um serviço de qualidade, conte com a experiência e profissionalismo do Laboratório W&W Ensaios, especializado em controle de qualidade.